Para dúvidas, críticas ou sugestões, preencha o formulário abaixo ou se preferir, ligue para (11) 3081.8343.
De acordo com as regras, todos os expositores deverão estar cadastrados no IPHAN (http://cnart.iphan.gov.br/cnart/home/seam ) e no COAF ( www.coaf.fazenda.gov.br ), evitando assim problemas com o Ministério Público. Aqueles que não se cadastrarem, deverão se responsabilizar pessoalmente se houver algum problema com o IPHAN, COAF ou Ministério Público.
O CNART – Cadastro Nacional dos Negociantes de Antiguidades e Obras de Arte é a base de dados que tem como finalidade atender ao disposto nos artigos n.º 26 e 27, do Decreto-Lei nº 25, de 30 de novembro de 1937. O cadastro agora passa a se vincular ao projeto estratégico do IPHAN, que é a construção e um Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG) e, ao mesmo tempo, inova ao renovar sua interface com a sociedade civil, oferecendo melhor navegabilidade ao ato do cadastro da obra de arte/antiguidade. De maneira específica, o CNART proporcionará ao negociante e leiloeiro de obras de arte e antiguidades a declaração de seus bens de forma segura e sigilosa, possibilitando o exercício de suas atividades de forma transparente e lícita.
Com esta ação, o IPHAN entende que está oferecendo uma solução institucional adequada ao mercado de obras de arte e, com isso, cumpre com seu compromisso institucional e legal de construção e consolidação de um cadastro nacional de negociantes de antiguidades e obras de arte.
Se você exerce individualmente as atividades de negociação de antiguidades, obras de arte, manuscritos e livros antigos ou raros, ou é cadastrado na junta comercial e possui código de leiloeiro, entre como pessoa física.
Se você exerce em sociedade empresarial as atividades de negociação de antiguidades, obras de arte, manuscritos e livros antigos ou raros, entre como pessoa jurídica.
Para mais informações, favor contatar a Coordenação Geral de Bens Móveis:
E-mail: cnart@iphan.gov.br
Telefones: (61) 2024.6371 ou (61) 2024.6373
Sra. Maria Cristina Donadelli Pinto
Superintendente do IPHAN em São Paulo
Endereço: Av. Angélica, 626 – Santa Cecília – CEP 01228-000 – São Paulo-SP.
Telefone: (11) 3826.0744 – 3826.0905 – 3826.0913
Para dúvidas, críticas ou sugestões, preencha o formulário abaixo ou se preferir, ligue para (11) 3081.8343.
Como toda iniciativa cultural que atinge a sonhada longevidade, o Salão de Arte busca reinventar-se de tempos em tempos.
Em 2015, retomamos um ciclo que aponta para nossas origens e, ao mesmo tempo, celebra as transformações que vivemos ao longo de duas décadas de árduo trabalho em prol das artes visuais.
Assim, abrimos as portas de nossa 22ª edição em um endereço mais do que especial: o Jockey Club de São Paulo, onde tudo começou, com Ariane Juliani, em 1994. Daqui, partimos em nossa rota de sucesso, com escalas na residência de Ivani Yunes, no Clube Paineiras e no Clube A Hebraica.
Foi um longo caminho, de muitas conquistas. Expandimos nosso formato, arrebatamos a confiança de expositores de todo país e hoje somos sinônimo de excelência em todo mercado latino-americano.
Ao voltar para casa, porém, não poderíamos somente nos apoiar em conquistas passadas. Por isso, apresentamos ao nosso cativo público um projeto renovado, alicerçado pelo melhor da cultura brasileira e internacional, da pintura ao mobiliário. E teremos a honra de dedicar uma homenagem à obra da inesquecível Tomie Ohtake, com curadoria de seu filho, o arquiteto Ricardo Ohtake.
Além disso, firmamos uma importante parceria institucional junto ao MADE — Mercado de Arte e Design — e ao DW! — Design Weekend —, que acontecerão simultaneamente em outros espaços do clube, interligados pelo elegante Art Design Village.
Que esta nova etapa seja recompensadora, não só para nossos expositores, parceiros e apoiadores, mas, principalmente, para você, que habituou-se a nos prestigiar onde quer que o nosso Salão tenha estado.
Vera Chaccur Chadad
Evento oficial da cidade de São Paulo em comemoração ao Dia da Mulher
Considerado o evento mais importante da indústria em homenagem à mulher no estado de São Paulo, o Prêmio Excelência Mulher foi criado em 2005 pela Fraternidade Aliança Aca Laurência e é apoiado pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) – Diretoria Distrital Sul.
Na sua 11ª Edição, em 2015, foram homenageadas 50 mulheres que se destacaram em suas atividades, nas mais diversas áreas de atuação, e que contribuíram para uma sociedade melhor, entre elas a diretora do Salão de Arte e Vice – Presidente da Associação do Sanatório Sírio, Vera Lucia Chaccur Chadad.
A solenidade aconteceu em 24 de março no Teatro do SESI – Sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo.
No dia 10 de junho de 2008, Vera Chaccur Chadad foi uma das contempladas pelo Prêmio Mulheres Face Flóreo, realizado na Galeria Nova André, em São Paulo. Já em sua 3ª edição, o priemio homenageia mulheres de destaque em seus respectivos segmentos.
Cada homenageada da noite recebeu uma joia Face Flóreo, produzida pela grife Rosana Negrão e foi retratada em óleo sobre tela pelo artista plástico Marco Rossi, idealizador do prêmio. Como premiada, Vera passa a figurar ao lado de nomes como a coreógrafa Márika Gidali, a crítica de arte Radha Abramo, a jornalista Fátima Turci, a vereadora Myriam Athiê e a ex-senadora Heloísa Helena.
Sua nomeação foi motivada pela excelência de seu trabalho à frente do Salão de Arte, mais importante evento do setor da América Latina, que há 15 anos reúne os principais nomes do mercado de arte do Brasil e exterior. A próxima edição do evento acontece no mês de agosto, no Clube A Hebraica, cidade de São Paulo.
Direção Geral
Vera Lucia Chaccur Chadad
Assistente de Direção
Gisele Sant’Ana
Assessoria de Imprensa
Tudo em Pauta
Assessoria Comercial
Alessandra Oliveira
Marta Juliani
Direção de Arte e Website
Manú Andrade
Assessoria Gráfica
Luis Gustavo Alves
Gráfica Pigma
Assessoria Jurídica
Moraes Pitombo Advogados
Dr. Antônio Sérgio A. de Moraes Pitombo
Dr. Cláudio Mauro Henrique Daólio
Montagem
TCA Eventos
Produção
Osvaldo Grimauth
Implantação e layouts
Harley Ribas
Supervisão
Cassio Zuccarelli
Elétrica
Procion Engenharia
Projeto
Levon Sevzatian
Execução
A&M Eletrotécnica
Oriosvaldo Arruda Bomfim
Paisagismo
Beco das Flores
Segurança
R1 Serviços
Monitoramento
Online Security – EG
Evento com qualidade e sustentabilidade certificados.
Patrocínio
Apoio
100% Eventos
A Relíquia
A&M Eletrotécnica
AL Consultancy
Ana Maria Vieira Santos
Beco das Flores
Dona Deôla
Eduardo Junqueira
Fedrigoni Papéis Brasil
Grama e Flor
Jacuzzi
Procion Engenharia
Rev. Revestimentos
Ricardo Cassolari
Sweet Brazil Chocolates
TCA Eventos
Veka Brasil
Villa della Pietra
Visual Móveis
Apoio Cultural Apoio Institucional
Sinto-me honrado com esta homenagem feita pelo Salão de Arte à Tomie Ohtake, no ano de seu falecimento, em celebração ao conjunto de obras que lega a todos nós, amantes da arte.
Tomie, que chegou ao Brasil em 1936, elegeu nosso país como sua casa, e aqui desenvolveu seu repertório artístico e criativo, engrandecendo a cena artística nacional e também as cidades que receberam suas obras públicas.
Sua produção pictórica transitou pelas mais diferentes tendências vanguardistas, mas Tomie se manteve sempre alinhada à sua própria pesquisa. Ao longo de suas diferentes fases, é possível acompanhar suas investigações com a cor, forma e gestualidade.
Suas esculturas, produzidas a partir da década de 80, reproduzem a ideia de movimento do traço, da linha, de seu fazer artístico. Nelas Tomie simplificou as cores e na maior parte das vezes elegeu o branco, soma de todas elas, para compor seu elemento em movimento. Desenhos no espaço, volumes e formas ganham contornos em curvas e movimento no ar, em busca do equilíbrio.
É possível pensar nas analogias constantes entre sua obra escultórica e a morfologia da arquitetura e da paisagem de Oscar Niemeyer, inspirada pela indistinção entre as curvas naturais e os traços construídos pelo homem.
Tomie foi uma artista de trânsitos entre culturas e tradições, uma criadora de sínteses entre escolas e tendências. Por toda sua vida, dedicou-se a diversas modalidades artísticas como a pintura, a gravura, a escultura, os painéis, a cenografia e grandes obras públicas, investigando, no interior de cada uma delas, os efeitos dos materiais, suas potencialidades internas e seus limites.
Ricardo Ohtake
Mantendo uma tradição de atuação em projetos de responsabilidade social, o Salão de Arte terá a renda integral de sua noite de abertura revertida à Fundação STRONG X.
Provavelmente, poucas pessoas ouviram falar sobre a Síndrome do X Frágil, e um número ainda menor sabe realmente do que se trata. Porém, ela é a segunda maior responsável pelo déficit hereditário de aprendizado que atinge cerca de 1 a cada 4 mil homens e 1 a cada 6 mil mulheres em todo o mundo.
Apesar de descoberta em 1991 pelos médicos Ben Ostra, David Nelson e Stephen Warren, e podendo ser detectada através de testes sanguíneos solicitados por qualquer médico, essa condição genética hereditária permanece sem uma cura, apesar de existirem tratamentos, terapias e medicamentos que apresentam bons resultados principalmente entre crianças e adolescentes. Ao mesmo tempo, inúmeros portadores da síndrome permanecem com diagnósticos imprecisos ou simplesmente não diagnosticados.
“Quando meu filho recebeu o diagnóstico da Síndrome do X Frágil — e meu sobrinho também —, imediatamente decidi que não era o momento de se lamentar, mas sim de colocar mãos à obra, com determinação e assertividade, fazendo o máximo para informar e conscientizar milhares de famílias que sofrem com ela, justamente por desconhecerem seus sintomas, sua incidência mais comum do que se imagina e, sobretudo, da existência do exame para detectá-la, que pode ser solicitado por qualquer médico”, diz Mônica Mendes, idealizadora da recém-criada Fundação Strong X, que já a partir de 2016 estará operando também nos Estados Unidos. “Nosso principal objetivo é, através da informação, orientar as pessoas e acelerar as pesquisas para o desenvolvimento de uma medicação específica para o tratamento e, finalmente, a cura da síndrome”, resume Monica, que tem utilizado sua expertise profissional em Comunicação — adquirida ao longo de três décadas atuando como RP internacional — para dar maior visibilidade à causa atraindo os olhos do mundo.
Por isso é importante e urgente esse trabalho amplo de informação, conhecimento e conscientização sobre a Síndrome do X Frágil. Proporcionar a tranquilidade, inclusão e força para as pessoa e famílias atingidas é o grande desafio.
Não é questão de se engajar em uma luta alimentada por sonhos e ideais utópicos, mas seguir em uma caminhada com determinação rumo a um objetivo possível e absolutamente real. Somos muitos e somos fortes!
Assessoria de Imprensa Mônica Mendes Communications
contato@monicamendes.com.br
strongxfoundation.org
Dia 14/08, às 17hs
Palestra sobre Aleijadinho,
com Percival Tirapeli.
Dia 14/08, às 18hs
Noite de autógrafos do livro
“Arquitetura e Urbanismo no
Vale do Paraíba - Do Colonial
ao Eclético”, de Percival Tirapeli.
Dia 15/08, às 16hs
Palestra “Graffiti e Arte Urbana”,
com o artista Enivo.
De 12 a 14/08 - das 13h às 21h
Dia 15/08 - das 12h às 21h
Dia 16/08 - das 12h às 20
Sexta, Sábado e Domingo
Bilheteria R$ 20,00
0 Comentários